A informação em formato vetorial permite definir um preciso posicionamento dos elementos no espaço. Linhas, pontos e áreas são definidos sobre um espaço de coordenadas contínuo com tanta precisão quanto se deseje. A precisão matemática com que a posição de um elemento é definido é apenas limitada pelo número de bits disponíveis para o representar.
Um modelo Digital do Terreno (DTM - Digital Terrain Model) é uma representação de uma superfície baseada num conjunto de coordenadas X, Y, Z. As coordenadas Z representam valores de altitude e profundidade num modelo tridimensional que contenha o atributo elevação.
Um ortofoto é um produto cartográfico que reúne as vantagens da fotografia aérea com as vantagens da cartografia convencional. Pode ser interpretada como uma fotografia mas, ao contrário desta, o ortofoto tem uma escala constante e podemos medir directamente ângulos, distância e áreas. Por causa destas características os ortofotos são uma excelente base cartográfica para Sistemas de Informação Geográfica, sendo também utilizados em diversos tipos de planeamento em que seja necessário rigor espacial, como por exemplo estudos de planeamento urbano, de gestão de recursos agrícolas entre outros.
A informação em formato raster é constituída por uma grelha de células, geralmente quadrangulares, em que a localização de cada célula é definida segundo os seus valores num espaço cartesiano.
O VMap1, na escala 1:250 000, foi concebido com vista a proporcionar informação geográfica digital normalizada do território português, de modo a servir a comunidade civil em áreas como o planeamento e o ordenamento do território.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O CIGeoE disponibiliza informação vetorial, correspondente às suas séries cartográficas nas escalas 1/25 000 e 1/250 000.
ESCALA 1/25 000 (CONTINENTE)
Sistema de Projeção: Transversa de Mercator
Elipsóide: Internacional
DATUM: Lisboa
Temas: Altimetria, hidrografia, rede viária principal, toponímia, rede ferroviária, limites de vegetação, caminhos edifícios e restante informação.
ESCALA 1/25 000 (ARQUIPÉLAGOS DA MADEIRA E DOS AÇORES)
Sistema de Projeção: Universal Transversa de Mercator
Elipsóide: WGS84
DATUM: WGS84
Temas: Altimetria, hidrografia, rede viária principal, toponímia, rede ferroviária, limites de vegetação, caminhos edifícios e restante informação.
ESCALA 1/250 000 (CONTINENTE)
Sistema de projeção: Transversa de Mercator Elipsóide: Internacional
DATUM: Lisboa
Temas: Altimetria, hidrografia, rede viária principal, toponímia, povoações e outros temas.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Descrição: Matriz regular de pontos com valores de elevação do terreno, com a resolução espacial máxima de 8m
Dados Base: Informação vetorial das séries 1/25 000 produzidas pelo CIGeoE
Sistema de Projeção: Universal Transversa de Mercator
DATUM:
Continente - Lisboa
Açores (grupo oriental) - Datum S. Braz
Açores (grupo central) - Datum Base S. W.
Açores (grupo ocidental) - Datum Observatório
Madeira - Datum Base S. E.
Área de cobertura: Continente e Regiões Autónomas
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Sistema de Projecção: Gauss
latitude de origem: 39º 40´ 05.730" N
longitude de origem: 8º 07´ 59.191" W
falso Este: 200000.00
falso Norte: 300000.00
factor de Escala no meridiano Central: 1
Datum e Elipsóide: WGS84
Data do Voo: 2002
Escala de Voo: 1:22000
Resolução geométrica: 50 cm
Data de Elaboração: Janeiro a Setembro de 2003
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Séries Cartográficas : 1/25 000 (Continente e Ilhas), 1/50 000 e 1/250 000
Resolução: 100 pixeis/cm (1 pixel à escala 1/25 000 corresponde a 2,5 metros no terreno)
Sistema de projecção: Tranversa de Mercator
DATUM: Horizontal - Lisboa (até 2001); WGS84 (a partir de 2002)
Vertical - Marégrafo de Cascais
Estrutura: Imagem - Raster 8 bits Área de cobertura: Portugal Continental e Regiões Autónomas
Tamanho dos ficheiros: Variável (máx. de 12MBytes). Os dados são fornecidos em células de 6400x4000 pixeis.
Formato dos Dados: Tagged Image File Format (TIFF) V6.0 . Além da especificação GeoTIFF são fornecidos metadados de geo-referenciação adicionais, cujos campos são compatíveis com o DIGEST. As imagens fornecidas contêm para cada célula os ficheiros TFW para georeferenciação em sistema ArcInfo e TAB para georeferenciação em sistema MapInfo. As imagens estão preparadas para leitura directa em sistema Intergraph. A fim de minimizar o espaço de armazenamento requerido as imagens são comprimidas usando a técnica Lempel-Ziv & Welch (LZW).
O formato em que se encontra disponível este produto, VPF, é independente de qualquer tipo de software podendo ser lido por diversas aplicações (VPFView, o Geodex, o ARCView 3.x e ArcGis 8.x, GeoConcept, MapInfo, GeoMedia Professional, PCI Geomatics), tornando-o mais acessível aos utilizadores.