CENTRO DE INFORMAÇÃO GEOESPACIAL DO EXÉRCITO
Avenida Dr. Alfredo Bensaúde
Olivais Norte, 1849-014 LISBOA
Coordenadas GPS
Latitude: N 38º 46´ 42.03" (38.778342º)
Longitude: W 9º 06´ 49.53" (-9.113758º)
Telefone: (+351) 21 850 53 00
Fax: (+351) 21 850 53 90
E-mail: igeoe@igeoe.pt
O CIGeoE dispõe de uma Loja de Cartografia nas suas instalações.
Poderá também solicitar os produtos através do endereço de e-mail igeoe@igeoe.pt, ou na nossa Loja Online.
Existem ainda alguns locais de venda autorizada em diversos pontos do país (ver locais de venda ao público)
Está disponível uma aplicação que permite digitar um topónimo (nome) e identificar qual(s) a(s) Folha(s) onde figure esse nome.
A partir daí só terá que selecionar o número da Folha que pretende.
Para que o utilizador tenha a certeza de qual a área da fotografia aérea que pretende, aconselhamos que se desloque à Secção de Fotografia Cartográfica do CIGeoE.
No entanto, será possível satisfazer o pedido desde que seja identificada a área pretendida, através de um esboço ou do envio das coordenadas da área pretendida.
O CIGeoE dispõe de um ampliador fotográfico que permite efetuar ampliações de fotografias até 10 vezes, sem perda de qualidade.
O tamanho de uma fotografia aérea é de 23 cm x 23 cm.
A área do terreno a que corresponde uma fotografia com aquelas dimensões depende da altitude do voo (escala média da fotografia).
Uma das formas de medir a distância entre dois pontos (considera-se a linha reta) é através do conhecimento das coordenadas desses pontos.
Assim, se considerarmos que os pontos A e B têm respetivamente as coordenadas A(xa;ya) e B(xb;yb), a distância D, entre os 2 pontos, é calculada através da seguinte fórmula:
Os cursos ministrados no CIGeoE são orientados apenas para pessoal militar.
Em relação aos estágios, o CIGeoE só os ministra desde que exista um protocolo de cooperação entre o Centro de Informação Geoespacial do Exército e os Estabelecimentos de Ensino Superior.
O Centro de Informação Geoespacial do Exército garante a qualidade de todos os seus produtos.
Se por acaso algum produto ou informação contiver algum defeito, o CIGeoE compromete-se a substituir o produto ou a informação sem qualquer encargo suplementar para o cliente.
Essa garantia não abrange evidentemente os casos de defeitos originados pela manipulação deficiente do produto por parte do cliente.
Se for nas nossas instalações, através de dinheiro ou multibanco.
No caso da informação ser enviada por correio, através de transferência bancária.
Em compras na loja online, através de multibanco ou homebanking, em pagamento de serviços.
Não. Podem unicamente fazer-se cópias para uso interno: por exemplo, numa empresa em que várias pessoas trabalhem com o mesmo material.
No âmbito da proibição englobam-se as cópias que utilizem suportes diferentes, que sejam apresentadas noutras escalas ou que sejam só extratos do original.
Não. A informação é unicamente licenciada ao cliente (utilizador), portanto o pagamento efetuado garante unicamente que essa informação pode ser utilizada para os fins autorizados, mas a informação nunca é do utilizador no sentido de posse, por exemplo, tirar vantagens económicas dela.
É por esta razão que o cliente não pode fazer cópias quer se trate de informação em papel quer seja informação digital.
Não é possível ceder, nem onerosa, nem gratuitamente, a informação que se licencia a terceiros.
No entanto, caso haja uma alteração da informação no sentido de o produto final ser um outro, é então possível fazê-lo.
Todavia, é sempre necessário solicitar autorização ao CIGeoE e garantir o pagamento dos correspondentes direitos de autor.
Na eventualidade de um utilizador não dispor de meios humanos ou materiais para proceder à modificação, adaptação ou incorporação de outros dados, poderá ceder a informação licenciada para um fim específico, dentro do âmbito autorizado,obrigando-se o utilizador e a entidade que irá executar o trabalho, a subscreverem um (termo de responsabilidade), do qual darão conhecimento ao CIGeoE.
Perante o CIGeoE, a entidade a quem foi licenciada a informação será sempre responsável por qualquer violação praticada, quer pelo seu pessoal, quer pela entidade a quem foi adjudicado o trabalho.