Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

X Simpósio Luso Brasileiro de Cartografia Histórica

Novembro 2024

O Exército participou no X Simpósio Luso Brasileiro de Cartografia Histórica em Viana do Castelo.

O X Simpósio Luso Brasileiro de Cartografia Histórica, realizado este ano em Portugal, foi organizado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, entre outras entidades que se disponibilizaram nomeadamente o Exército, por intermédio do Centro de Informação geoespacial do Exército (CIGeoE).
O Simpósio decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo de 05 a 08 de novembro de 2024.
A abertura do evento decorreu no dia 05 de novembro e contou com a presença do Exmo. Vice-presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Sr. Manuel Vitorino, sendo também convidado para a sessão de abertura o Exmo. Diretor do CIGeoE, Coronel de Artilharia Rui Teodoro.
O Exército esteve representado com uma apresentação de uma artigo, que foi aprovado pelo conselho científico do congresso, submetido com o tema: "Do Tratado de Limites à Ata Geral de Delimitação entre Portugal e Espanha - Cartografia e Contributos dos Militares para o estabelecimento da fronteira luso-espanhola", elaborado pelo Tenente-Coronel de Infantaria Nuno Vicente e Técnica de Sistemas e Tecnologias de Informação Luísa Remédios.
Foram ainda disponibilizadas as exposições “Mapas das Regiões de Portugal: mal se governa o país que se não conhece…” de Luís Miguel Moreira e Centro de Informação Geoespacial do Exército (2020) e “Do Amazonas ao Prata e do Atlântico aos contrafortes dos Andes. Os militares na construção  da  América Portuguesa”, dos mesmos autores.
O evento contou com a presença e apresentações de diversos investigadores e estudantes das áreas da Cartografia, da Cartografia Histórica e da História da Cartografia e de áreas afins, oriundos de um leque alargado de áreas de investigação e formação, nomeadamente a Geografia, a Geologia, a Engenharia Geográfica, a Arquitetura, a História, a Arqueologia, a Museologia, as Ciências Documentais, entre outras, visando a atualização e partilha de conhecimento.