Integrada nas comemorações dos 160 anos da assinatura do Tratado de Limites entre Portugal e Espanha de 29 de setembro de 1864, decorreu em 18 de junho de 2024, na sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, conferência intitulada “Contribuições do General de Divisão Sebastião Lopes de Calheiros e Meneses para a consolidação da fronteira Luso-Espanhola.”
A conferência teve como moderador o Exmo Diretor do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), Coronel de Artilharia Rui Francisco da Silva Teodoro e como conferencistas as seguintes entidades convidadas e temas: - Prof. Dr. Jacobo Garcia Álvarez da Universidade Carlos III, Madrid, Espanha, “El Tratado hispano-portugués de Límites de 1864. Una perspectiva geográfica y cartográfica.”; - Prof. Dr. Luís Moreira da Universidade do Minho, “Geografia Histórica de uma contenda fronteiriça no Alto Minho: o caso da Madalena-Lindoso.”; - Prof. Dr. João Carlos Garcia da Universidade do Porto, “Lugares, marcos fronteiriços e mapas topográficos (1864-1898): a missão diplomática e técnica do General Calheiros e Meneses.”; - Major José António Reis Costa do CIGeoE, “Contribuição do Exército Português para a manutenção dos marcos da fronteira Luso-Espanhola.”
Assistiram à conferencia as seguintes entidades convidadas: - Exmo Diretor da Direção de Comunicações e Informação, Brigadeiro General Rui Jorge Fernandes Bettencourt, que fechou a conferência tecendo algumas considerações e agradecimentos aos conferencistas; - Exma. Presidente da Comissão Interministerial de Limites e Bacias Hidrográficas do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Dra. Lénia Maria de Seabra Real assim como o seu homologo do Reino de Espanha, o Exmo. Presidente da Comissão de Limites com França e Portugal, Embaixador Juan Francisco Montalbán Carrasco; - Comitiva do Centro Geográfico del Ejército de Tierra (CEGET) chefiada pelo seu Exmo. Diretor, Coronel José Luis Sanches Tello.
No final da conferência o atual representante da família Calheiros, o Exmo. Conde de Calheiros, Francisco de Calheiros e Meneses, agradeceu o relembrar e enaltecimento da memória do seu antepassado o General de Divisão Sebastião Lopes de Calheiros e Meneses, que tanto contribui-o para a atual demarcação e colocação dos marcos fronteiriços que constituem atualmente a fronteira que une Portugal e o Reino de Espanha.