Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

CIGeoE apoia a equipa vencedora da 10º edição do CanSat Portugal que teve lugar de 26 a 30 de abril em Ponte de Sor

Maio 2023

O CIGeoE apoiou a equipa EderSat, da Escola Secundária José Saramago, em Mafra, vencedora da 10º edição do CanSat Portugal.

Este concurso é um projeto educativo do ESERO Portugal, organizado pela Ciência Viva e pela Agência Espacial Europeia (ESA), destinado a estudantes do ensino secundário.
Esta iniciativa desafia os alunos das escolas de todo o País a projetar e a construir um modelo funcional de um microssatélite com as mesmas dimensões de uma lata de refrigerante. Nesta competição, os estudantes integram os sistemas base de um satélite, nomeadamente a sua antena (emissora), bateria e sensores, são também responsáveis pela construção do respetivo paraquedas e pelas comunicações com a sua estação em terra.
O objetivo da competição é projetar um CanSat que seja capaz de sobreviver a um lançamento, que pode ser feito através de um avião, drone, balão ou mesmo a partir de um pequeno foguetão, que pode chegar a uma altitude de 1 km. Após o lançamento, durante a descida, o CanSat deve executar uma missão primária obrigatória e comum a todas as equipas, uma missão secundária e aterrar de forma segura.
Na missão primária devem ser realizadas medição da temperatura do ar, medição da pressão atmosférica e transmissão por telemetria dos parâmetros medidos para a estação terrestre, pelo menos uma vez por segundo.
O CIGeoE apoiou os alunos da Escola Secundária José Saramago na prossecução da missão secundária, cujo objetivo  foi a captação de imagens com qualidade suficiente para geração de modelos estereoscópicos que permitissem a geração de modelos digitais de superfície. A missão foi cumprida com sucesso.