Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Reunião de início do projecto OVERWATCH

Novembro 2022

A 11NOV22, teve lugar, em Praga, na República Checa, a reunião de início do projecto OVERWATCH, com a participação do CIGeoE.

No âmbito do programa de financiamento para a investigação e inovação Horizon Europe, da União Europeia,  que tem o objectivo de potenciar a utilização da informação proveniente da missão Copernicus e do EGNSS (European Global Navigation Satellite System - Galileu), foi proposto o projecto OVERWATCH, que visa o desenvolvimento de uma solução de software e hardware para apoiar equipas de resposta no apoio a catástrofe, para contribuir para uma Europa mais estável, resiliente e segura.

Das 50 propostas recebidas, 13 foram aprovadas e financiadas, tendo o projecto OVERWATCH sido o primeiro dos 13 a ser iniciado.

A equipa de trabalho deste projecto, que terá a duração de 3 anos, inclui empresas de 5 países distintos (Alemanha, Dinamarca, Itália, Polónia e Portugal), bem como o Exército Português, com a participação do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), Centro de Investigação da Academia Militar (CINAMIL) e Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME).

A reunião inicial teve lugar na sede da European Union Agency for the Space Programme (EUSPA), na República Checa, o que enaltece a relevância e expectativas depositadas no projecto.

O projecto culminará na utilização e avaliação do softwarehardware resultante num exercício do RAME, na região de Abrantes, num cenário de incêndios.
Outras notícias