Em 19 de setembro partiram do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) as três equipas topográficas que vão executar a terceira fase da campanha topográfica de 2022 com duração prevista até 28 de outubro, nas regiões de Trancoso, Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo, no Distrito da Guarda, conforme prevista no Plano de Atividades de 2022. Irá ser realizada a completagem de 6 folhas da Carta Militar à escala 1:25 000, perfazendo uma área de 960 km2.
Estes trabalhos de campo têm uma duração de 6 semanas e visam completar a informação geoespacial adquirida em gabinete por métodos estereofotogramétricos. Os Topógrafos Chefes de Equipa têm a responsabilidade de, entre outros trabalhos, efetuar atualização do cadastro militar, confirmar o estado dos vértices geodésicos, verificar e atualizar a informação toponímica e esclarecer as dúvidas levantadas durante a fase de restituição fotogramétrica. Esta fase da cadeia de produção é essencial para garantir a qualidade e completude da informação constante na Cartografia Militar.
Os trabalhos desenvolvidos na campanha topográfica para além da necessidade e importância em termos técnicos para a cadeia de produção do CIGeoE, revestem-se simultaneamente de mais uma oportunidade de projetar a imagem do CIGeoE e do Exército junto da sociedade.