Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

O CIGeoE participa no Programa Ciência Viva no Verão 2022

Setembro 2022

No âmbito da participação do CIGeoE no Programa Ciência Viva no Verão, decorreram durante o verão de 2022, várias sessões dedicadas a observações astronómicas e à engenharia na produção da Carta Militar de Portugal à escala 1:25 000.

No âmbito da participação do CIGeoE no Programa Ciência Viva no Verão, decorreram durante o verão de 2022, várias sessões dedicadas a observações astronómicas e à engenharia na produção da Carta Militar de Portugal à escala 1:25 000. 
O Programa Ciência Viva no Verão é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, desenvolvida em parceria com a Ciência Viva, a fim de promover a cultura científica na sociedade portuguesa, para todos os públicos, com especial ênfase nas camadas mais jovens e na população escolar. O CIGeoE participa no Programa Ciência Viva no Verão desde 1999 e todas as sessões têm sido orientadas para o público geral, acessíveis a toda a população, sendo algumas das sessões destinadas em especial para crianças.
Nesta edição de 2022 do Programa Ciência Viva no Verão, que decorreu de 15 de julho a 15 de setembro, o CIGeoE partilhou a sua experiência e conhecimento com cerca de 40 participantes, apresentando todas as fases da Cadeia de Produção da Carta Militar através de duas sessões da atividade “A engenharia na produção da Carta Militar à escala 1:25 000”. 
O CIGeoE proporcionou também seis sessões de observações astronómicas no seu observatório, quatro das quais direcionadas para as crianças. Os cerca de 180 participantes destas sessões, muitos deles crianças tiveram a oportunidade de assistir a explicações introdutórias aos conceitos da astronomia, realizadas de forma didática e orientada, promovendo o interesse pela ciência e posteriormente, acesso a uma deslumbrante observação astronómica no telescópio. Para estas sessões o CIGeoE contou com a colaboração do  Sr. José Ribeiro e do NUCLIO – Núcleo Interativo de Astronomia, na pessoa do Sr. Mário Ramos, especialistas qualificados que se voluntariaram para esta iniciativa, acompanhados por alguns militares do CIGeoE, aos quais agradecemos todo o empenhamento e disponibilidade na realização destas sessões.
Outras notícias
  • 2022-04-27
    Qualifica 2022
  • 2022-04-08
    Futurália 2022