Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

O CIGeoE presente no NATO Geospatial Board (NGB) 2022

Junho 2022

A NGB, é uma reunião plenária, onde são discutidos e aprovados os aspetos do Apoio Geoespacial aos vários escalões da estrutura da NATO e que posteriormente irão ser vertidos em documentos normalizados "STANAG".

De 07 a 10 de junho de 2022, decorreu no Quartel-general da NATO em Bruxelas, a NATO Geospatial Board 2022 (NGB22) em que o Exército esteve presente através de um Oficial do Centro de Informação Geoespacial do Exército que é o Delegado do Exército ao Joint Geospatial Standardization Working Group (JGSWG).
Esta conferência, envolveu todos os países membros da Aliança Atlântica e teve como convidados 7 (sete) países fora da estrutura, que se designam por Non NATO Partnership for Peace (NNPfP), foram eles: a Áustria, Suíça, Suécia, Irlanda, Finlândia, Nova Zelândia e Austrália. Além destes, fizeram-se ainda representar os comandos da estrutura superior - NATO Estrategic Commands, os Comandos das Forças atualmente empenhadas em Operações - NATO Command Structure (NCS) e o representante da União Europeia.
Da agenda proposta, foram abordados vários assuntos no âmbito do apoio Geoespacial no seio da NATO, com particular destaque para o projeto PANGEIA, o qual pretende colmatar a falta de informação geoespacial de algumas áreas de interesse para a NATO. A revisão e atualização do AJP3.17, documento que espelha
a doutrina para o apoio geoespacial e o MC 632 Recognized Environmental Picture (REP).
Para além dos assuntos abordados, houve espaço para reuniões bilaterais onde, o representante de Portugal se reuniu com o representante da Roménia no sentido de estreitar relações com vista a reforçar o apoio geoespacial à Força Portuguesa que se encontra projetada naquele país.
Outras notícias
  • 2022-04-27
    Qualifica 2022
  • 2022-04-08
    Futurália 2022