Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Apoio Geoespacial no Exercício ORION 22

Maio 2022

A UnApGeo apoiou o planeamento e a execução do exercício ORION 22 através do desenvolvimento de produtos de análises geoespaciais.

Cerca de 2.200 militares participaram no maior Exercício do Exército Português, o ORION 22, que decorreu no período de 2 a 12 de maio, nos concelhos de Alvaiázere, Constância, Ferreira do Zêzere, Tancos, Tomar e Vila Nova da Barquinha, estando a maior parte das Forças concentradas no Campo Militar de Santa Margarida.​
Além dos militares do Exército Português, participaram militares de Espanha, de França, da Roménia e da Força Aérea Portuguesa.
O Exercício ORION 22 visa treinar as Forças do Exército Português para aumentar a proficiência e a interoperabilidade tática no planeamento e execução de operações de combate, em ambiente de alta intensidade, num contexto multinacional, no âmbito da Defesa Coletiva.
A UnApGeo, integrada no Posto de Comando do Agrupamento Intelligence, Surveillance, Target Acquisition and Reconnaissance (ISTAR), apoiou o planeamento e a execução do Exercício através da elaboração de produtos com análises geoespaciais que foram disponibilizados às diversas Forças em aprontamento e certificação.
Dos principais produtos elaborados para apoiar o ciclo de produção de informações e o processo de decisão militar realçam-se os mapas com análises da densidade populacional, pontos de interesse e hipsometria da área de interesse, relatórios IMINT sobre os objetivos com imagens obtidas por drone (RAVEN) e a simulação de voo a 3 dimensões sobre a área de operações.
Outras notícias
  • 2022-04-27
    Qualifica 2022
  • 2022-04-08
    Futurália 2022