Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

Conclusão da campanha de completagem de informação geoespacial de 2021

Novembro 2021

Em 19 de outubro realizou-se, no CIGeoE, a cerimónia que marcou a chegada de 3 equipas topográficas que finalizaram a terceira fase da campanha topográfica, a decorrer desde do dia 11 de outubro, na região de Vila Nova de Foz Côa.

Esta terceira e última fase, encerra a campanha de completagem de informação geoespacial prevista no Plano de Atividades de 2021.
Os trabalhos têm por objetivo completar a informação geoespacial adquirida por métodos fotogramétricos em 7 folhas da Carta Militar à escala 1:25 000, da região compreendida entre Mêda, V. N. de Foz Côa e Freixo de Espada à Cinta, nos distritos da Guarda e de Bragança, perfazendo uma área de 1120 km2.
Os trabalhos de campo têm uma duração de 6 semanas, onde os Topógrafos Chefes de Equipa têm a responsabilidade de, entre outros trabalhos, efetuar atualização do cadastro militar, confirmar o estado dos vértices geodésicos, verificar e atualizar a informação toponímica e esclarecer as dúvidas levantadas durante a fase de restituição fotogramétrica. Esta fase da cadeia de produção é essencial para garantir a qualidade e completude da informação constante na Cartografia Militar. 
Após a apresentação da formatura ao Exmo. Subdiretor, o mesmo saudou o regresso das equipas e proferiu algumas palavras, onde enalteceu a importância dos trabalhos desenvolvidos na campanha topográfica que, além da necessidade e importância em termos técnicos para a cadeia de produção do CIGeoE, revestem-se, simultaneamente, de mais uma oportunidade de projetar a imagem do CIGeoE, e do Exército, junto da sociedade. 
Outras notícias