Ao utilizar este site consideramos que aceita a utilização de cookies.

NATO - GEOSPATIAL REQUIREMENT WORKING GROUP-21B (GRWG)

Outubro 2021

Decorreu em Kalkar na Alemanha de 11 a 14 de outubro de 2021, a NATO Geospatial Requirements Working Group 21B (GRWG).

Neste grupo de trabalho da NATO, estão representadas as Autoridades Militares da NATO (NMA), as agências produtoras de informação geoespacial dos países membros da Organização do Atlantico Norte, bem como, os representantes de outros organismos congéneres.
A participação do Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE), nas reuniões de trabalho da NATO, e concretamente no GRWG, decorre essencialmente das suas funções enquanto órgão produtor de cartografia militar na vertente terrestre e aérea, assegurando perante a Aliança Atlântica os compromissos assumidos por Portugal, neste âmbito. 
Neste fórum, foram discutidos os assuntos que enquadram a produção cartográfica destinada ao apoio geoespacial às Forças da NATO (NFS) ou Forças sob o seu Comando. Foram ainda discutidas as técnicas e os procedimentos que se pretendem normalizar (standardization) visando a interoperabilidade entre as Forças da NATO, bem como, as que operam sob o seu Comando. Estes, temas, posteriormente irão ser aprovados e vertidos em documentos normalizados (STANAG) na NATO Geospatial Board (NGB), constituindo-se a partir desse momento como parte integrante da política geoespacial da NATO;
O Exército através do CIGeoE, esteve representado pelo Tenente-Coronel de Artilharia Fernando Martinho, que desempenha as funções de Delegado do Exército para a NATO Joint Geospatial Standardization Working Group (JGSWG).
Outras notícias